Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil


Confira dicas para facilitar a adaptação da criança no sistema de educação infantil.


Portal Dicando > Educação > Infantil > Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil

O início da vida escolar pode ser bem conturbado, em especial para as crianças que recém irão começar nesse novo sistema. Para amenizar essa situação, confira algumas dicas para adaptação da criança no ensino infantil e evite que seu filho sofra nos primeiros dias de aula. Então, sem mais delongas, vamos falar um pouquinho sobre esse assunto.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Se você quer que eu filho tenha a melhor das experiências nessa nova etapa da vida, confira as nossas dicas de adaptação no sistema de educação infantil.

Tentar antever como adaptar uma criança na educação infantil só irá acarretar em benefícios, pois evitará que o seu filho tenha futuros problemas para a socialização com outras pessoas. É importante ressaltar que é normal que a criança tenha dificuldade, ainda que não seja uma regra geral, haja vista que, até o momento, o seu único contato com outras pessoas se limitava a parentes ou conhecidos.

A principal importância da adaptação infantil escolar é promover uma melhor socialização e, esse primeiro passo, é de extrema importância para o restante da sua vida. Mas também cabe a mãe compreender que todo esse processo adaptativo não se restringe unicamente a ela, mas também cabe a instituição de ensino do qual o filho está sendo inserido e, por isso, a escolha da escola deve ser feita com muita atenção.

Há vários detalhes que são concernentes à adaptação da criança no sistema infantil e, para que tudo ocorra com total primazia, é fundamental se atentar aos detalhes. Então se você quer o melhor para o seu filho e pretende ajuda-lo da melhor forma nesse processo de adaptação, não deixe de conferir esse nosso post onde pontuaremos as principais dicas para esse procedimento tão delicado!

Por que a educação infantil é importante?

Antes de pontuar algumas dicas de adaptação, é primordial entender qual a importância dessa ferramenta que é a educação infantil. A realidade é que muitas mulheres que são mães optam por essa possibilidade pois há uma necessidade de se trabalhar, o que é totalmente entendível. Mas se você é uma mãe preocupada com o seu filho, é importante entender qual a importância da educação infantil para o bebê.

Mas não é só por isso que é importante compreender a importância. Há mães que podem ter uma visão deturpada do que realmente é a educação infantil e para o que ela serve. Claro que todas são livres para escolher o que querem para o seu filho, mas anterior a tomar uma decisão, é importante fazer uma análise de todos os pontos.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
A educação infantil é um dos estágios mais importantes da vida, porque ela pode se tornar muito responsável pelo nosso progresso em sociedade.

A realidade é que pode ser um erro privar a sua criança de participar dessa fase, pois ela é fundamentalmente importante para possíveis circunstâncias que o seu filho irá passar e, um exemplo claro disso, é a socialização. Essa é a base fundamental para que alguém possa permanecer em sociedade, e a primeira fase da educação infantil poderá auxiliar nessas descobertas.

É de saber geral que o cérebro de uma criança absorve muito mais ensinamentos com maior facilidade que um adulto e, por isso, a presença numa escola infantil ajudará no desenvolvimento lúdico da criança em um aprendizado significativo. Para que possamos compreender alguma coisa, é importante ter uma base sobre determinados assuntos, e o ensino infantil poderá e irá ajudar a criança nisso.

Educação infantil constrói cidadãos conscientes

Um dos possíveis benefícios da educação infantil é que ela auxilia na formação de cidadãos conscientes. Você pode ter a ideia de que o seu filho é muito pequeno para se importar com tais questões, mas é aí onde mora o erro. É quando criança que o cérebro constrói bases sólidas, o que inclui diversas áreas como a moral, ética, valores, bons costumes e etc. Isso não exigir muito do seu filho pequeno, é somente construir uma boa base para que no futuro ele dê bons frutos.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
A infância é um período de muita aprendizagem, e é exatamente nessa fase da vida que se adquiri com maior facilidade algumas regras básicas da vida.

Não existe nada melhor ou mais satisfatório do que ver que seu filho é um cidadão consciente, e de que essa consciência não engloba exclusivamente a ele próprio. Nos primeiros passos da educação infantil, ele entenderá a necessidade de outras pessoas e que, consequentemente, precisará delas para um convívio em sociedade.

Educação infantil é o pilar para todos os ensinamentos

Muitas mães anseiam que seus filhos sejam estudiosos, gostem de ler bons livros e que tenham atitudes louváveis. Porém, o que muitas não compreendem, é que para todo bom fruto, existe um trabalho árduo por detrás disso tudo. Não se desfruta de um bom alimento sem que antes você promova um bom adubo.

Fazendo um paralelo com essa alusão, dificilmente uma criança será um adulto bem-sucedido (o que não inclui somente a questão financeira) sem que antes ela tenha uma boa base. E é justamente a educação infantil que irá salientar esses bons costumes, pois eles serão, desde o princípio, incentivados a ler um livro ou dar valor para um aprendizado.

Educação infantil auxilia na socialização

Esse é um fator muito estudado pela filosofia e sociologia. Ao nascer, nós temos o primeiro contato com os pais e, em seguida, com os demais familiares. Isso é o que se chama de socialização primordial, que é a família. E esse tipo de socialização poderá ser seguido de várias outras, como a comunidade religiosa ou a socialização com os demais vizinhos. E em todas essas etapas, é importante notar que nem sempre é fácil. Tudo exige um período de adaptação.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
A socialização é um processo muito importante para todos os seres humanos, e deve ser construída com muito cuidado.

Da mesma forma, o ensino infantil também tem a sua importância, pois ele irá agrupar um maior número de pessoa que não necessariamente estará propenso a superar as suas necessidades. Isso, ainda que de primeiro momento possa parecer cruel, na realidade não é. Mas isso envolve que os pais estejam atentos e dispostos a dialogar com o seu filho.

Educação infantil ajuda no desenvolvimento da autonomia

Quando os filhos estão com os pais, é normal de queremos fazer tudo por eles, é quase que um instinto maternal e paternal, mas é sempre bom analisar os riscos que nossas ações podem levar. Ao acostumar a criança de receber tudo de bom grado e sem nenhum tipo de esforço, acaba que, inconscientemente, se cria uma criança mimada e/ou dependente, ainda que em níveis diferentes.

Obviamente que a criança é dependente dos pais, isso é inegável. Mas é bom exercitar e desenvolver a autonomia do seu filho, e uma das vantagens da educação infantil é exatamente promover, auxiliar e desenvolver uma maior autonomia.

Educação infantil auxilia no aprendizado

Isso pode parecer meio óbvio, mas é importante falarmos um pouco sobre essa questão. A principal razão para o qual uma criança passe a frequentar a ensino infantil, é de fato a prospecção de um maior aprendizado, mas a questão desse ponto é um pouco mais profunda do que se pode imaginar.

Quando se está na fase adulta ou no período da adolescência, a carga de matérias, ensinos e estudos, consequentemente são maiores. Mas para evitar essa sobrecarga, a educação infantil pode ajudar em certos pontos, já que, nesse período da vida, todo tipo de ensinamento é tido com maior leveza e os aprendizados são adquiridos de forma lúdica e divertida.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Além de promover um ensino mais descontraído, isso poderá trazer benefícios a longo prazo para o seu filho.

Essa é uma questão bem minuciosa, mas esse primeiro comportamento e primeiro contato com um ensino lúdico, poderá despertar uma psicologia onde, futuramente, o seu filho lide melhor com cargas mais pesadas de estudo. Em vista disso, a educação infantil é algo que deve ser priorizada, haja vista que trará benefícios.

Dicas de como adaptar a criança na educação infantil

Às vezes é desejo dos pais fazer com que o filho frequente a educação infantil, mas se deparam com algumas dificuldades e cogitam pular essa fase da educação. Pode ser considerado normal esse impasse que muitas crianças têm em frequentar a escola no período inicial da sua vida, mas há algumas dicas de como adaptar a criança no ensino infantil, e hoje iremos falar um pouquinho sobre elas.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Crianças que são muito apegadas aos pais podem ter um pouco mais de dificuldade e, por isso, você pode precisar de algumas dicas para facilitar a adaptação da criança na educação infantil.

A psicologia infantil estuda diversos fenômenos que permeiam essa fase da vida e, uma das explicações para a dificuldade de adaptar a criança na escola infantil é que durante o 10º e o 18º mês de vida, é o período em que o bebê mais se sente apegado aos pais e, numa iminente possibilidade de separação, ocorre o que é chamado de ansiedade de separação. Mas para contornar essa situação, existe alguns cuidados a se fazer.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Dialogue com o seu filho

A inserção do bebê na educação infantil pode ser difícil, mas uma dica para adaptar a criança na escola infantil é dialogar com ele. Você pode imaginar que esse processo pode ser muito complexo para o bebê e acabar sendo um esforço em vão, mas não é bem assim. Ainda que o nível de compreensão não seja o mesmo de um adulto, isso não o impele de entender algumas coisas.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Uma dica para facilitar a adaptação do seu filho no sistema de educação infantil é tentar prepará-lo através de uma boa conversa.

Converse com o seu filho, diga o que ele poderá esperar dessa nova etapa da vida dele, construa uma visão positiva do local onde ele irá começar a frequentar. Até mesmo adultos tem receio do desconhecido, então o que dirá uma criança? É fundamental conversar, expor questões e responder quaisquer dúvidas que eventualmente possam surgir.

Mas o recomendado não é ter esse diálogo momentos antes dessa ação acontecer, o ideal é manter todo um preparo com antecedência, justamente para que a criança mature a ideia e compreenda com maior precisão aquilo que você está falando. Sem dúvidas isso fará com que o seu filho tenha uma melhor adaptação no sistema educacional infantil.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Transpareça confiança

Essa dica vem como um incremento da anterior. Não basta somente dialogar com o seu bebê, é fundamental que, durante a conversa, você transpareça confiabilidade para o seu filho. Essa percepção não foge muito dos adultos. Quando alguém nos dá uma informação, mas com um tom de brincadeira, desdém ou com falta de credibilidade, nós desconfiamos.

A mesma lógica permanece com o bebê, mas ainda de uma forma levemente mais aprofundada. Isso porque a criança não tem muitas referências de outras pessoas, ou seja, isso quer dizer que ela deposita completamente a confiança dela em você e que, o que você fala, é verdade. Essa relação de confiança, além de auxiliar no seu futuro convívio com o seu filho, também o ajudará numa melhor adaptação no sistema infantil.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Escolha bem a escola

Como o seu bebê irá depositar total confiança naquilo que você fala, é de suma importância que você não quebre essas expectativas. Mas para que isso não aconteça, é interessante que você trate com muita importância a instituição que você irá escolher para o seu filho, já que é onde ele irá passar grande parte do dia.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Para que não haja maiores dificuldades de adaptação no ensino infantil, o ideal é analisar bem a escola que seu filho irá frequentar.

Uma das principais dicas de adaptação da criança no sistema infantil é realmente escolher de forma consciente onde o seu filho irá estudar. Fazendo um paralelo, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente onde o clima ou o ambiente não é bacana. A pessoa não irá se sentir realizada ou com vontade de fazer determinadas resoluções, e o mesmo acontece com a criança.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Seja verdadeira

Se aquilo que você disse em relação a instituição escolar infantil não for verdade, a criança irá ficar decepcionada e não irá se adaptar, e essa é outra coisa que você deve se atentar. Não subestime o seu filho, seja transparente e sempre verdadeira. Ao dialogar, não prometa esperanças falsas a fim de fazer com que o bebê se sinta motivado a ir. Isso pode ser uma boa solução, mas saiba que ela será momentânea.

Infelizmente essa tem sido a solução de muitos pais que desejam iniciar os filhos na educação infantil, mas é um erro. Esse fato, além de impedir a adaptação, ainda poderá fazer com que o seu filho descredite você, e certamente não é o que você deseja. Caso você não tenha a possibilidade de o colocar em um ensino infantil com maiores condições, explique a situação, mas fale dos possíveis coleguinhas que ele poderá arrumar, por exemplo.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Não banalize o choro

É certo que às vezes o choro pode significar uma birra, já que é uma característica das crianças pequenas. Mas se depois de todo esse trabalho que você teve, o seu filho ainda não se adaptar e responder com choros, não banalize ou trate com desimportância, mas faça o reverso. Sente e converse novamente com o seu filho e procure entender o motivo da não adequação.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
O choro é uma das principais formas de expressão de uma criança e, por isso, vale a pena mostrar interesse no motivo das lágrimas.

Entenda que, mesmo que pequeno, o seu filho tem sentimentos próprios, ainda que tenha uma certa dificuldade em administrá-los, então ajude-o nesse processo. Pergunte o motivo do choro e quais estão sendo as suas dificuldades, essa é a melhor forma de como ajudar o bebê a se adaptar na educação infantil. Caso a sua dificuldade seja em relação a separação, você pode tentar contornar a situação fazendo com que ele leve para a escola um objeto que represente a união entre o filho e os pais.

Como adaptar a criança no sistema infantil – Seja presente

Esteja sempre presente na educação do seu filho, e isso serve tanto para a educação infantil como para as conseguintes fases que virão. Demonstre interesse e esforço para que os seus filhos tenham uma melhor adaptação. Você pode achar que não, mas certamente ele irá ver os seus esforços e se alegrar de ter a sua constante presença, o que amenizará a saudade que ele poderá sentir.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Ser presente é uma das principais formas para que a criança se adapte na educação infantil, pois dessa forma a criança irá sentir confiança para falar tudo para você.

Além de que, para você saber como está sendo o processo de adaptação infantil do seu filho, é imprescindível que você esteja constantemente no ambiente da instituição para avaliar como o seu filho está sendo tratado e como está sendo o ensino. Além de fortalecer os laços com seu filho, também ajudará nesse processo.

Mito sobre a educação infantil

Muitos pais tem uma visão errônea do real objetivo da educação infantil e, por isso, optam por desistir desse processo tão fundamental. Há quem pense que não se ensina nada, que é exclusivamente um espaço para brincadeiras. Outros acabam pensando que não é nada mais que um “depósito de criança”. Para esses infelizes comentários, é bom entender a real essência e função do sistema de ensino infantil, para desvencilhar-se dos mitos sobre a educação infantil.

Quando submetida à educação infantil, a criança passa por vários processos, e um deles é sim algumas brincadeiras e o acompanhamento de alguns desenhos animados, mas tudo há um por quê. Pode parecer meio bobo falar isso, mas elas ainda são crianças, o que quer dizer que ela não pode ter a mesma rotina de estudos que um adolescente ou adulto.

Os desenhos animados se tratam de um alívio educacional, mas não significa a exclusão completa dessa finalidade. Trata-se de uma forma mais leve de ensinamentos, onde a real essência continua intacta, mas com uma faceta um pouco mais amigável e leve, o que poderá acarretar benefícios futuros, como dito anteriormente.

Dicas de Adaptação da Criança na Educação Infantil
Todas as atividades em sala de aula tem um porquê e certamente contribuem para o desenvolvimento do seu pequeno, então evite certos pré-conceitos e esteja aberto a compreender os motivos.

E em relação as brincadeiras, isso também não deve ser analisado com uma óptica ruim. Em entrevistas de emprego, por exemplo, é comum fazer dinâmicas em grupo, e isso é fundamental para analisar se a pessoa se adequa a determinado cargo ou não. E essas “brincadeiras” do qual as crianças são submetidas, nada mais são do que essas dinâmicas.

São brincadeiras que detém um cunho muito específico de moldar e lapidar algumas personalidades, mas não de uma forma ruim. Essas brincadeiras visam trabalhar a importância do trabalho em equipe e ainda acrescentar valores importantes para o convívio em sociedade. Não são simples brincadeiras banais que não irão agregar em nada, há todo um porquê.

Por fim, o post acaba por aqui. Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais como facilitar a adaptação do seu pequeno nesse novo sistema de educação.

Compartilhe Se Gostou!

Gostou Desta Matéria do Dicando? Leia Mais!